Uma mini enciclopédia explicando como prevenir, sintomas e tratamentos de doenças comuns que acometem as mulheres e seus sistemas genitais.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Leucorreia


Leucorréia é o nome científico do corrimento vaginal, em geral de cor, consistência e odor anormais.

É um dos problemas ginecológicos mais comuns e uma das causas mais freqüentes de consulta ao ginecologista.
É normal haver corrimento vaginal durante os anos reprodutivos. Ela é proveniente da secreção das glândulas cervicais e das glândulas de Bartholin, da descamação das células vaginais e das bactérias presentes na flora vaginal. Nesta fase, a vagina normalmente é resistente às infecções, pois seu epitélio é muito resistente e o seu meio é muito ácido, inibindo o crescimento excessivo dos patógenos.
O muco cervical e o fluxo menstrual são alcalinos, assim como a excitação, a relação sexual e o stress, o que causa um aumento do pH vaginal, podendo predispor à vaginite. Na infância são comuns as vulvovaginites inespecíficas causadas por uma higiene inadequada e pela maneira incorreta de realizar a higiene após evacuar. Após a menopausa, há decréscimo na produção de estrógenos, ocorrendo uma modificação no epitélio vaginal, que novamente se torna suscetível às agressões externas. Alguns produtos químicos encontrados em sabões, sabonetes, absorventes e substâncias perfumadas podem causar irritação e desconforto.

Em geral, os sintomas são:
  • Fluxo anormal de secreção vaginal, com cheiro forte e consistência alterada.
  • Coceira.
  • Ardor ao urinar.
  • Dor e irritação durante o ato sexual.
No exame ginecológico, o médico observa a cor, a consistência e o odor da secreção vaginal. Normalmente branca e pouco espessa, ela pode estar abundante, leitosa ou com consistência de leite coalhado. Se o pH estiver aumentado, é sinal de que há infecção e o material colhido será analisado ao microscópio por um laboratório.


Somente o médico poderá indicar o medicamento mais adequado para o tipo de infecção (às vezes, coexistem mais de uma). Produtos comprados em farmácias, sem receita, como sprays vaginais, apenas disfarçam o odor, mascarando a doença e podem dificultar tratamento posterior.

Deve-se evitar a relação sexual durante o tratamento. Em muitos casos o parceiro deve ser medicado também.


Entre as formas de prevenção, estão higiene adequada do órgão sexual, cuidado com a escolha do parceiro, comer adequadamente durante a gravidez, entre outros.

Mais informações:




Um comentário:

  1. Todavía no puedo creer que no sé por dónde empezar, mi nombre es Juan, tengo 36 años, me diagnosticaron herpes genital, perdí toda esperanza en la vida, pero como cualquier otra, todavía busqué un curar incluso en Internet y ahí es donde conocí al Dr. Ogala. No podía creerlo al principio, pero también mi conmoción después de la administración de sus medicamentos a base de hierbas. Estoy tan feliz de decir que ahora estoy curado. Necesito compartir este milagro. experiencia, así que les digo a todos los demás con enfermedades de herpes genital, por favor, para una vida mejor y un mejor entorno, póngase en contacto con el Dr. Ogala por correo electrónico: ogalasolutiontemple@gmail.com, también puede llamar o WhatsApp +2348052394128

    ResponderExcluir