Uma mini enciclopédia explicando como prevenir, sintomas e tratamentos de doenças comuns que acometem as mulheres e seus sistemas genitais.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Metrite


Como vemos na figura, metrite é uma infecção bacteriana ascendente e aguda do útero. Pode ocorrer em seguida a uma pseudoprenhez, um período estral e após uma cobertura sem sucesso, mas é quase sempre um distúrbio pós-parto. Dificuldades no parto, manipulações obstétricas e retenção de fetos e placenta predispõem ao seu desenvolvimento.


Os sintomas clínicos são típicos de uma infecção bacteriana, incluindo febre, desidratação, depressão, anorexia (redução ou falta de apetite) e taquicardia. Geralmente observa-se um corrimento vaginal fétido e crônico que pode ser pegajoso, purulento e amarelado em coloração. É visível na vulva e nos pêlos ao seu redor. Este corrimento pode ser acastanhado se houver traços de sangue e pode ser evidenciado nos lugares onde o animal costuma sentar. 

O diagnóstico é baseado na história clínica, nas alterações físicas, em exames complementares como radiografia e/ou ultrassonografia para avaliar o tamanho do útero e o seu conteúdo e citologia vaginal.


O tratamento deve ser imediato, pois é comum desencadear uma toxemia, uma vez que, o útero é um ambiente ideal para a proliferação de bactérias devido ao calor e umidade. A terapia consiste na administração de líquidos, antibióticos e drenagem do conteúdo uterino. O último pode ser seguido por esterilização. Tratamento hormonal e prostaglandinas podem ser considerados em certos casos, pois alterações hormonais (aumento da progesterona e diminuição do estrógeno) reduzem a imunidade do útero, deixando-o desprotegidos contra as bactérias.


Como prevenção, são recomendadas medidas de higiene adequadas e esterilização.

Mais informações:

http://www.kennelclub.com.br/vet/vet53_metrite.htm


Um comentário:

  1. Todavía no puedo creer que no sé por dónde empezar, mi nombre es Juan, tengo 36 años, me diagnosticaron herpes genital, perdí toda esperanza en la vida, pero como cualquier otra, todavía busqué un curar incluso en Internet y ahí es donde conocí al Dr. Ogala. No podía creerlo al principio, pero también mi conmoción después de la administración de sus medicamentos a base de hierbas. Estoy tan feliz de decir que ahora estoy curado. Necesito compartir este milagro. experiencia, así que les digo a todos los demás con enfermedades de herpes genital, por favor, para una vida mejor y un mejor entorno, póngase en contacto con el Dr. Ogala por correo electrónico: ogalasolutiontemple@gmail.com, también puede llamar o WhatsApp +2348052394128

    ResponderExcluir